quarta-feira, 2 de abril de 2008

I Fórum do Software Livre de Ribeirão Preto leva grande público ao Teatro Municipal


Evento realizado pelo Programa Ribeirão Jovem marcou o “Dia da Liberdade dos Documentos” na cidade




Grande público participa do “I Fórum do Software Livre de Ribeirão Preto”, no Teatro Municipal
O Teatro Municipal recebeu mais de 400 pessoas na noite da última quarta-feira, para participar do “I Fórum do Software Livre de Ribeirão Preto”. Prestigiaram o evento alunos e professores da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), Barão de Mauá, Faban (Faculdades Bandeirantes), Fafram (Faculdade Francisco Maeda, de Ituverava), dos cursos profissionalizantes da Microlins, dos cursos técnicos da Advance Plus, Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), além dos profissionais da área e entusiastas do SL (Software Livre)


O evento marcou o Dia da Liberdade dos Documentos (DFD - Document Freedom Day), data instituída internacionalmente para desenvolver ações de base buscando promover Formatos de Documento Livres e Padrões Abertos em geral. O DFD é apoiado por grupos de organizações e empresas, incluindo, à Free Software Foundation Europe, ODF Alliance, OpenForum Europa, IBM, Red Hat e Sun Microsystems, Inc.

Os painéis apresentados contaram com a participação de Edson Sales Júnior, analista do Serpro (Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal); Cláudio Polegato Júnior, gerente de TI, Okubo Mercantil; Walter Aoiama Nagai, coordenador do curso de sistemas informatizados, internet e redes da Barão de Mauá; Edson Bapstista, coordenador do curso de ciências da computação do Barão de Mauá, além dos professores PhD Marcelo Barros Almeida e Tiago Pirola.

Para o coordenador do Programa Ribeirão Jovem, e mediador dos debates, Alessandro Maraca, o evento foi muito positivo no sentido de troca de conhecimentos e contatos. “Além de explanar sobre Inclusão Digital, compartilhamos informações para soluções em diversos níveis de produtos não proprietários”, disse Maraca. Após a apresentação dos painéis pelos palestrantes, foi realizado um debate aberto pelos presentes.

“Eventos como este são importantes por tratar inclusive do processo de geração de empregos. Empresas privadas e até mesmo concursos públicos atualmente exigem conhecimento em SL. Cada vez mais o governo e as empresas migram para estas plataformas e precisam contratar pessoas qualificadas para operar estes sistemas”, garantiu Sales Júnior, analista da Serpro.